Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
Conheça o Fab Lab - laboratório de prototipagem no PTS

Por: Gabriela Brandão


Conheça o Fab Lab - laboratório de prototipagem no PTS

O Fab Lab/PTS, uma iniciativa do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), desenvolve atividades de prototipagem e fabricação digital. O laboratório é uma rede educacional que incentiva a disseminação da robótica e da cultura maker – conceito de que as pessoas possam construir, fabricar e reparar coisas. 

 

O local possibilita a realização de testes para projetos, de uma forma acessível e dinâmica.  “Queremos elucidar a ideia de quem nos procura, ajudar no desenvolvimento do projeto e treinar as pessoas para esse tipo de tecnologia”, explica Daniel Calhares, técnico de laboratório.  

 

Impressões 3D, cortes a laser e uso de ferramentas, são atividades desenvolvidas pelo Fab Lab por um valor simbólico, que é cobrado pela utilização das máquinas.  Além de oferecer cursos gratuitos de robótica, eletrônica, modelagem 3D e até ajuda em problemas matemáticos. “Você pode chegar aqui sem saber de nada, nós te ensinamos e auxiliamos para que conquiste seu objetivo e faça seu protótipo,” afirma Daniel. 

 

O laboratório desenvolve projetos mais simples, como chaveiros, até projetos complexos, como o suporte funcional para crianças com paralisia cerebral. Um equipamento que custa cerca de cinco mil reais, mas que foi desenvolvido pelo Fab Lab por um valor abaixo de 500 reais.  

 

“Nós adaptamos esse projeto para a impressão 3D, toda a parte de desenvolvimento foi acompanhada pela equipe de saúde da Helena, que já está usando o suporte”, esclarece Daniel. Helena é a primeira criança a usar o protótipo, que está nas últimas fases de teste. 

 

Assim que for finalizado e autorizado pela ortopedista e fisioterapeuta ocupacional, os arquivos do suporte serão disponibilizados para que outras pessoas acessem. “Uma das qualidades da fabricação digital é justamente essa, a cópia do arquivo pode ser replicada em qualquer impressora 3D”, completa.  

 

Outro projeto realizado pelo Fab Lab é o PTS nas escolas, que oferece aulas de robótica e cultura maker para estudantes de escolas municipais. O programa é realizado em parceria com a Picode, startup que desenvolve soluções tecnológicas para instituições de ensino.  

 

“Nós vamos até as escolas com o ônibus do PTS, dentro do veículo os alunos do 9º ano recebem a capacitação e montam um robô”, explica Daniel. Já as crianças do 6º ano visitam o espaço do Fab Lab para aprender sobre cultura maker, “abordamos temas que envolvem assuntos sobre ecologia e tecnologia, coisas que são interessantes para eles”, finaliza.     

 

Você também pode utilizar o Fab Lab de maneira gratuita, o chamado Open Day acontece toda sexta-feira, basta trazer o material e utilizar os equipamentos.  

 

Os arquivos dos projetos do Fab Lab podem ser encontrados pelo site: https://www.thingiverse.com/ 

Para entrar em contato com o laboratório, envie um e-mail para: fablab@inovasorocaba.org.br 



Data: 13/05/2022



Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: