Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
LaBNUS realiza pesquisas nas áreas de saúde e agronegócio


LaBNUS realiza pesquisas nas áreas de saúde e agronegócio

De acordo com o dicionário online de português, educação “é um processo em que uma habilidade se desenvolve através de seu exercício contínuo”. Nós estamos acostumados a ouvir e dizer esta palavra, mas quase não percebemos o significado dela. Educação desenvolve indivíduos, que desenvolvem ideias e uma ideia pode mudar o percurso de toda a sociedade.

 

Pensando nisso, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) abriga diversos laboratórios universitários que pesquisam e criam projetos inovadores. São ideias que, de certa forma, estão transformando o mundo. Um exemplo disso é o Laboratório de Biomateriais e Nanotecnologia da Universidade de Sorocaba (LaBNUS) que realiza pesquisas nas áreas da saúde e do agronegócio. 

 

Você já imaginou que uma substância encontrada na casca da mandioca pode ser a cura de um tumor? Ou que um material presente em algas marinhas pode recuperar as articulações do nosso corpo? Eu não sei você, mas eu nunca relacionei mandiocas ou algas com curas de doenças, mas os integrantes do LaBNUS não só relacionam como pesquisam e estudam sobre isso.

 

Responsável pelo LaBNUS, o professor doutor Marco Vinícius Chaud explica que os estudos desenvolvidos no laboratório são inovadores. “Existem pesquisas sobre o uso de nanotecnologia para tratar doenças do cérebro”, afirma. “Outro exemplo de inovação é o aproveitamento de diversas fontes naturais, como algas marinhas, mandioca e jatobá.”

 

Além disso, ele esclarece que o laboratório também funciona como prestador de serviço para empresas. “Temos projetos em comum com organizações, sendo uma linha sobre a detecção de pesticidas em alimento e quantificação e outra sobre a veiculação de fertilizantes de base nano tecnológica”, conclui.

 

Os estudos do LaBNUS são realizados por alunos de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado das áreas de saúde e engenharia. Para conhecer mais sobre o laboratório, acesse: https://labnus.com.br/.



Data: 07/04/2022




Compartilhar:

Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: