
Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento regional, proporcionar a troca de conhecimento e aprimorar as soluções ligadas à área social, sobretudo a de acessibilidade, foi firmada uma parceria entre o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e a Secretaria de Saúde de Boituva.
Representantes das duas entidades estiveram reunidos no PTS, na tarde de terça-feira (22), afinando os detalhes do chamado acordo de cooperação que envolve ainda o campus Boituva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
Num primeiro momento, o laboratório do IFSP vai produzir Headpods, equipamentos ortopédicos indicados às crianças que, acometidas de paralisia cerebral, não conseguem sustentar o peso da cabeça. A ferramenta, inclusive, já foi produzida e testada pela equipe do Parque Tecnológico.
Outra solução do PTS que vai ser utilizada em Boituva é o FabLab, laboratório que oferece recursos para a realização de projetos voltados às áreas de soluções digitais e engenharia robótica. “Com a parceria, também queremos abrir a possibilidade de envolver técnicos da área da saúde, médicos e especialistas para participar do desenvolvimento das soluções”, explica o diretor de operações do Parque, Eduardo Marques, que representou o presidente Nelson Cancellara na reunião.
O encontro reuniu ainda Daniel Calhares (técnico do PTS), Felipe Augusto Ferreira de Almeida (diretor geral do campus Boituva do IFSP), José Aparecido Bastazini (diretor do Departamento de Planejamento Econômico e Inovação de Boituva) e Vagner Donisete Ferreira (diretor administrativo da Secretaria de Saúde de Boituva).
Na foto, pela ordem, da esquerda para a direita: Daniel Calhares, Felipe Augusto de Almeida, José Aparecido Bastazini, Vagner Donisete Ferreira e Eduardo Marques
Data: 24/03/2022