Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
PTS é sede do 9º Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica

Por: Gabriela Brandão


PTS é sede do 9º Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) sediou o 9º Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (Fife) 2022, maior evento sobre gestão para o terceiro setor. Neste ano, o Fórum reuniu mais de 600 participantes presencialmente e 140 palestrantes. Em 2020 e 2021 a ação aconteceu de forma on-line por conta da pandemia da Covid. 

 

O conselheiro-diretor da Rede Filantropia (realizadora do projeto) e apresentador do Fife 2022, Roberto Ravagnani, explica que o fórum é referência no debate sobre o Terceiro Setor, com assuntos que vão desde o voluntariado até a gestão estratégica. “É uma grande alegria participar do Fife, fomos muito bem recebidos pelo Parque, o espaço tem uma estrutura fantástica, que propiciou conforto e praticidade para receber este grande evento”, destaca Roberto.  

 

O fórum ocorreu nos dias 26 a 29 de abril e discutiu sobre diversas áreas. Tatiana Cafre, por exemplo, ministrou a palestra “Inovação não é tecnologia, é mentalidade”, que apresentou a tecnologia a partir de uma outra perspectiva, como aliada do ser humano. A palestrante afirma que são nesses encontros que se pode aumentar nossa rede de conhecimento e de contatos. “Estou muito animada em conhecer o PTS, o ambiente possibilita esta interação e é impressionante”, ressalta.  

 

Com a finalidade de discutir estratégias para o Terceiro Setor, a advogada Ana Carolina Carrenho também participou da ação. “Nosso objetivo é dialogar sobre a importância de apresentar um discurso adequado no ambiente político para as Organizações da Sociedade Civil (OSC)”, explica. 

 

Esta prática é denominada Advocacy, a ação de usar argumentos para defender uma causa. “Ter esse planejamento significa dar voz para estas Organizações, que nada mais são do que a representação das necessidades locais”, afirma a advogada. Ela esclarece que esta atividade ajuda a sociedade a enfrentar desafios que apenas as OSCs enxergam.  

 

O evento foi encerrado pela diretora-executiva do Movimento Bem Maior, Carola Matarazzo. Durante o encontro, ela enfatizou que filantropia está além do dinheiro, é uma atitude de amor pela humanidade. “Foi uma honra fechar o encontro, principalmente porque eu acredito que transformação social é quando todos nós, consigamos ser protagonistas das nossas próprias vidas”, encerra.  

 

O Fife 2023 será realizado em Belém (PA), nos dias 25 a 28 de abril. Para participar, acesse o link: https://www.filantropia.ong/fife#valores 



Data: 09/05/2022



Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: