Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.









Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
Blog da Inovação

O melhor conteúdo sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


Chef Yamada é destaque na plataforma EAD do Parque Tecnológico de Sorocaba

Data: 11/08/2021

Com conteúdos exclusivos e de graça, a plataforma EAD do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) traz como destaque, nesta semana, vídeo-aulas com o renomado chef de cozinha, Fábio Yamada. Ele fala sobre as diferenças culturais entre Brasil e Japão, sucesso, inspiração em produtos e serviços e transformação com tecnologia.
Veja Mais

Escola de Economia Criativa do PTS e do Senac recebe inscrições para curso de TI

Data: 09/08/2021

A Escola de Economia Criativa do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), em parceria com o Senac, recebe, até 17 de agosto, inscrições para o curso “Lab Criativo: potencializando o meu negócio de Tecnologia da Informação”. O objetivo é promover a reflexão e o amadurecimento de propostas orientadas a atender futuros cenários do segmento criativo, com especialistas na área de TI.
Veja Mais

ENSINO A DISTÂNCIA - Vocalista do Jota Quest ministra curso pelo Parque Tecnológico de Sorocaba

Data: 04/08/2021

“Usando a criatividade como destaque para a criação de um produto e/ou serviço” é o tema do curso que está à disposição na Plataforma EAD do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba). As aulas, de graça, são ministradas pelo vocalista da banda Jota Quest, Rogério Flausino.
Veja Mais

PALESTRA NO PTS - Ferramenta desenvolvida pela Nasa traz segurança no planejamento de projetos, atesta especialista

Data: 03/08/2021

A escala TRL, uma das ferramentas mais utilizadas no mundo, atualmente, para planejamento e execução de projetos foi tema de uma palestra ministrada, na manhã desta terça-feira (3), no PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), pelo professor e engenheiro Carlos Alberto Gurgel Veras, diretor do Parque Científico e Tecnológico da UnB (Universidade de Brasília).
Veja Mais

Escala desenvolvida pela Nasa é tema de palestra no Parque Tecnológico de Sorocaba

Data: 31/07/2021

Você conhece a escala TRL, ferramenta desenvolvida pela Nasa, a Agência Espacial Norte-Americana? Sabe como ela pode ser utilizada no ecossistema de inovação? Pois é justamente este o tema da palestra que o professor Carlos Alberto Gurgel Veras ministra, nesta terça-feira (3), às 9h, no Parque Tecnológico de Sorocaba.
Veja Mais

Diretor do Parque Tecnológico da Universidade de Brasília visita o PTS

Data: 28/07/2021

Com o objetivo de estreitar relações e trocar conhecimentos, o professor do PCTec/UnB (Parque Tecnológico da Universidade de Brasília), Carlos Alberto Gurgel Veras, esteve no PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), na manhã desta quarta-feira (28), onde foi recepcionado pelo presidente Nelson Tadeu Cancellara e pelo diretor jurídico e administrativo, Giuliano Gueratto.
Veja Mais

Escola de Economia Criativa do PTS e do Senac lança curso de artes visuais, mídias sociais e TI

Data: 27/07/2021

Dando sequência às atividades da primeira Escola de Economia Criativa do Estado de São Paulo em um centro de desenvolvimento e inovação, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) e em parceria com o Senac Sorocaba, lança mais três cursos on-line e de graça.  
Veja Mais

Parque Tecnológico conclui implantação de usina fotovoltaica

Data: 27/07/2021

A preservação do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis é uma das preocupações da atual gestão do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba). Por isso, recentemente, foi concluída a implantação de uma usina fotovoltaica que vai reduzir o consumo de energia elétrica e a emissão de poluentes no ar.
Veja Mais

Presidente do PTS recebe comitiva de São José do Rio Preto

Data: 23/07/2021

A troca de experiências em negócios inovadores e em empreendedorismo deu o tom à visita de uma comitiva de São José do Rio Preto ao PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), na tarde desta sexta-feira (23).
Veja Mais

PTS cria software para tratamento odontológico de gestantes

Data: 23/07/2021

O Centro de Desenvolvimento de Aplicativos do Parque Tecnológico de Sorocaba criou uma ferramenta que vai aperfeiçoar o acompanhamento do tratamento odontológico das gestantes e das cuidadoras de recém-nascidos atendidas nas unidades básicas de saúde do município.
Veja Mais

Presidente do PTS acompanha prefeito em visita à Huawei

Data: 22/07/2021

Acompanhado do prefeito Rodrigo Manga, o presidente do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), Nelson Tadeu Cancellara, visitou a Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda., na tarde desta quinta-feira (22). Na ocasião, eles foram recepcionados pelo diretor Xingwu Ma e pela equipe executiva e técnica da empresa instalada na zona industrial da cidade.
Veja Mais

PRÉ-SPEED - Programa do PTS ajuda empreendedores no desenvolvimento de ideias e negócios

Data: 22/07/2021

Há muitos empreendedores que têm, em mente, produtos e negócios com potencial, mas que não sabem como tirá-los do papel. É pensando neste público que o PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) criou o Pré-Speed, programa de aceleração de startups que começa nesta quinta-feira (22) e se estende ao longo de quatro meses.
Veja Mais

Parque Tecnológico estreita relações com a Federação das Indústrias do Paraná

Data: 21/07/2021

Presidente do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), Nelson Tadeu Cancellara, recebe a visita do vice-presidente da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Marcus Friedrich Von Borstel, na manhã desta quarta-feira (21). No encontro, eles discutiram a possibilidade de estreitar relações, bem como trocar experiências nas áreas de tecnologia e de inovação.
Veja Mais

Parque Tecnológico promove o Fórum Regional Econômico

Data: 14/12/2020

Prefeitos eleitos e reeleitos da Região Metropolitana de Sorocaba são convidados a participar do Fórum Regional Econômico, evento que será promovido nesta quinta-feira (17), das 8h30 às 12h, pelo PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba). O objetivo é discutir os principais desafios da gestão municipal na retomada do desenvolvimento econômico. “O crescimento da economia de um município passa pela permanência das empresas atuais, pela atração de novos investimentos e pela geração de emprego e renda. Esses pontos também estarão em debate no fórum”, adianta o presidente do PTS, Roberto Freitas.
Veja Mais

Startups se unem para auxiliar idosos na busca por consultas médicas pela internet

Data: 23/06/2020

A D’Era Saúde e a Praça Virtual, duas startups que foram aceleradas nos vários programas oferecidos pelo PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), firmaram uma parceria com o objetivo de colaborar com a inclusão digital das pessoas de terceira idade. A intenção é explicar aos idosos, de forma bem simples e clara, como eles podem ter acesso a diversos serviços pela internet, sobretudo às consultas médicas de diversas especialidades oferecidas pela D’Era Saúde, por meio do site https://www.derasaude.com.br/. A empreendedora Ilma Laurindo explica que estudos recentes realizados pela D’Era Saúde mostram que boa parte do público que busca as redes sociais atrás dos mais variados serviços é a terceira idade. Ainda conforme ela, estas pessoas têm dificuldades em preencher até mesmo um simples cadastro. Assim, por meio de vídeos curtos e bem informativos, a Praça Virtual pretende auxiliar os idosos. Os vídeos, inclusive, podem ser encontrados em https://www.youtube.com/channel/UCtSf22W5y0ZiHOFzPaWdQTA. “Nossa parceria com a D’Era Saúde é voltada a todos os interessados em encontrar disponibilidade para consultas e exames via online, além de profissionais da saúde que não estão familiarizados a realizarem o serviço de teleconsulta”, acrescenta a terapeuta ocupacional e uma das responsáveis pela Praça Virtual, Nathaly dos Santos Carneiro. A D’Era A D’Era Saúde segue instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba. A finalidade é conectar, de forma simples, médicos a pacientes, garantindo o direito à saúde com qualidade e preço acessível. Atualmente, possui 95 médicos credenciados e oferece mais de 1.700 tipos de exames laboratoriais e de imagem em Sorocaba e em Votorantim. Recentemente expandiu os negócios para São Paulo, onde disponibiliza 45 especialidades, 800 tipos de procedimentos e 125 médicos. Para executar o trabalho com excelência, a equipe de Ilma Laurindo tem ainda Joyce Leão (marketing), Paulo Thiago Fernandes (jurídico) e Ricardo Sampaio (tecnologia). A Praça A Praça Virtual, por sua vez, é especializada na inclusão de idosos no mundo virtual. Foi a primeira colocada no Startup SP, programa oferecido pelo PTS, em parceria com o Sebrae. “Nós realizamos o letramento digital e traduzimos conteúdos, por meio da nossa metodologia específica, conectando gerações”, afirma Nathaly. “O mundo hoje está cada vez mais tecnológico e é preciso garantir o acesso com autonomia para todas as pessoas.” A Praça Virtual, inclusive, tem histórias reais de idosos que aprenderam a utilizar o WhatsApp para se comunicarem com familiares distantes e, assim, deixaram para trás a situação de vulnerabilidade e de exclusão. Além de Nathaly, a startup é composta pelos seguintes integrantes: Eliel Balduino de Almeida, Ligia Cavallari e Renan Carvalho. Para saber mais sobre as soluções oferecidas, basta fazer contato pelo Whatsapp (11) 98878-8922, pelo Instagram: @apracavirtual ou e-mail: apracavirtual@gmail.com.
Veja Mais

PTS promove bate-papo online sobre oratória e como explorar o Linkedin

Data: 18/06/2020

O PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) convidou especialistas para, por meio de um bate-papo online, fortalecer o empreendedor que precisa melhorar o poder de oratória e se expor em vídeos, além de explicar as formas mais eficientes de utilização das redes sociais. O evento, que é de graça e conta com a parceria do escritório regional do Sebrae em Sorocaba, será realizado na próxima segunda-feira (22), das 15h às 17h. As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo site https://bit.ly/OratoriaLinkedin. Conforme o PTS, o novo contexto em que vivemos – isolamento social causado pela pandemia de coronavírus (Covid-19) – obriga que a maioria das reuniões, apresentações e relacionamentos com clientes seja pela internet. Assim, se faz necessária uma apresentação eficaz e o webinar (nome técnico para bate-papo online) vai trabalhar isso. Além das técnicas de oratória que serão apresentadas pela jornalista Bianca Celoto, o evento também irá apresentar insights e técnicas de como explorar melhor o Linkedin, uma ferramenta considerada poderosa que muitas vezes é pouco ou quase nada utilizada pelos empreendedores. O convidado que vai falar da sua experiência e como aproveitar melhor esta rede social é o especialista em alta liderança e empresário, Persio Cordeiro. A analista de negócios sênior do Sebrae Sorocaba, Malú Salem, explica que a quarentena está proporcionando a realização de muitos eventos pela internet e exigindo que o empreendedor se porte de forma mais executiva. “Vamos oferecer técnicas de oratória e ajudar aqueles que têm dificuldades para se apresentar em vídeos”, adianta. “Também vamos mostrar como as pessoas podem aproveitar as redes sociais, principalmente o Linkedin, para dar mais visibilidade aos seus negócios e se aproximar de parceiros e clientes.” A moderação do webinar organizado pelo Parque Tecnológico será de Fabrício Guilherme, consultor do Sebrae e especialista em marketing e vendas. Serviço Webinar – Oratória em vídeo e Linkedin Quando: Próxima segunda-feira, 22 de junho de 2020 Onde: Pela internet Horário: das 15h às 17h Inscrições: https://bit.ly/OratoriaLinkedin De graça Informações: (15) 3316-2323
Veja Mais

Parque Tecnológico dá sequência ao Coworking Universidades pela internet

Data: 09/06/2020

A pandemia de coronavírus (Covid-19) obrigou o PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) a interromper uma série de atividades. No entanto, o surto da doença não prejudicou o projeto Coworking Universidades, que visa integrar os alunos dos mais variados cursos de tecnologia das faculdades locais, proporcionando treinamento intensivo em diferentes áreas. Até o início de março, a terceira edição do programa, que começou no fim do ano passado, foi realizada de forma presencial com 40 estudantes. Assim que o isolamento social foi decretado, todos passaram a acompanhar as mentorias e os treinamentos pela internet. O consultor do Coworking Universidades, o professor Renato Luiz Cardoso, garante que, mesmo realizado à distância, o programa não vem sendo comprometido. Prova disso é que os participantes seguem desenvolvendo soluções que, no futuro, vão colaborar com a Prefeitura de Sorocaba e facilitar a vida do cidadão. Entre os projetos em andamento está o Controle de Estoque com RFID, que utiliza etiquetas de rádio frequência para identificar as entradas e as saídas de materiais. Também cria contratos, realiza locações, devoluções e gera relatórios. Durante o Coworking Universidades, os estudantes recebem treinamento intensivo em liderança, oratória, inglês, programação e desenvolvimento de software, comunicação empresarial, oral e escrita, trabalho em equipe, gestão de projetos e foco na carreira profissional. Nesta terceira edição, que está prevista para terminar em julho, os participantes são das faculdades Anhanguera, Esamc, Facens, Fatec, Unip e Uniso. “Nosso propósito é oferecer formação profissional com competências para encarar o mercado de trabalho e entregar produtos que beneficiem e colaborem com o bom funcionamento dos órgãos públicos, por meio da inovação e da tecnologia”, explica o diretor executivo do Parque Tecnológico, Flávio Guerhardt. Ainda conforme ele, o Coworking Universidades é o passaporte ao primeiro emprego e ao crescimento profissional. “Este projeto tem grande importância na formação dos alunos que, durante o processo de construção de um produto, aprendem as técnicas e as práticas necessárias para alinhar o trabalho em equipe, bem como compreendem como funcionam os objetivos estratégicos de uma organização.” O professor Renato Luiz acrescenta que o programa é uma atividade extracurricular e externa que ajuda a melhorar as relações de trabalho e permite que o participante conheça e entenda os colegas de trabalho, aprendendo coisas novas e compartilhando conhecimentos. Fotos tiradas antes da pandemia, ou seja, quando as atividades ainda eram presenciais
Veja Mais

Agronegócio é tema de fórum online que tem o apoio do PTS
A Prefeitura de Sorocaba, por meio do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), é parceria do Sebrae na realização de um fórum, cujo objetivo é discutir os cenários do agronegócio durante e após a pandemia de coronavírus (Covid-19). O evento será realizado pela internet, nesta quarta-feira (10), às 16h. As inscrições devem ser feitas em: https://bityli.com/iRja7. Produtores rurais, membros da cadeia produtiva como feirantes, restaurantes, minimercados e empresas de alimentação fora do lar, secretários municipais, presidentes e representantes de sindicatos rurais, cooperativas e associações agrícolas, bem como os demais interessados no tema são convidados a participar. A analista do Sebrae Sorocaba, Karen Juliana Cruz Alves, explica que, além de trazer um panorama do cenário do agronegócio no país, no evento serão apresentados o Programa Enfrentar e a ferramenta Pertinho de Casa, soluções que capacitam os participantes, permitem que eles acessem mercados e minimizem os efeitos da crise. Ainda conforme ela, o Parque Tecnológico é importante parceiro na divulgação do fórum, pois agrega profissionais e empreendedores que têm o agronegócio como fonte de renda de forma direta ou indireta. “Este setor movimenta a economia de muitas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba”, destaca. Realizado pelo APL Agrotec, que abrange os municípios de Ibiúna, Pilar do Sul, Piedade, São Roque e São Miguel Arcanjo, o evento vai contar com as presenças do presidente do Sebrae São Paulo, Tirso Meirelles, do gerente do escritório regional do Sebrae em Sorocaba, Alexandre Martins, entre outras autoridades. “O APL é um grupo de empresas que mantém vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si. No caso do APL Agrotec, os secretários de Agricultura e de Agronegócios dos municípios citados é que se uniram para buscar melhorias e acesso a este público”, detalha Karen. Serviço Fórum “Diálogo: Cenários e Perspectivas do Agronegócio” Quando: Nesta quarta-feira, 10 de junho de 2020 Horário: 16h Inscrições: https://bityli.com/iRja7 Informações: (15) 3229-0276 De graça
Veja Mais

PTS recebe inscrições para o Programa Idea Lab até o dia 10

Data: 02/06/2020

Você tem uma ideia de negócio e não sabe por onde começar? Pois o PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) apresenta a solução: o Idea Lab, programa de modelagem de startups que atende aos projetos que ainda estão em fase de idealização. As inscrições seguem até o dia 10 e podem ser feitas em: bit.ly/Idealab1. Totalmente de graça e realizado pela internet por causa da pandemia de coronavírus (Covid-19), o Idea Lab contará com workshops de Canvas e de Job To Be Done. As atividades estão agendadas para os dias 16 e 18, sempre das 9h às 12h. Ao fim do programa, o participante recebe um certificado, é informado dos demais projetos existentes para acelerar ideias e negócios e ainda tem a possibilidade de utilizar de toda a infraestrutura do Parque Tecnológico, como salas de coworking, reuniões, internet e muito mais. Conforme a agente de atendimento do PTS, Mariana Moreira, o Ideia Lab é o primeiro passo para que o empreendedor comece a tirar do papel o seu projeto. “Todas as pessoas que têm o desejo de empreender, que têm um negócio em mente, mas não sabem por onde começar, são convidadas a participar deste programa”, ressalta. Serviço Ideia Lab – Programa de modelagem de startups Inscrições: até 10 de junho de 2020 em bit.ly/Idealab1 Informações: (15) 3416-6178, (15) 99708-2136 ou aceleradorapts@inovasorocaba.org.br
Veja Mais

Programa Enfrente & Inove recebe mais de 70 inscrições

Data: 01/06/2020

A procura pelo Programa Enfrente & Inove superou as expectativas e recebeu mais de 70 inscritos. Realizado pela parceria PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) e Sebrae, o projeto começou nesta segunda-feira (1º), segue ao longo de toda a semana e termina no dia 10. O objetivo é conectar os empresários da região e oferecer soluções práticas e alternativas para minimizar os impactos causados pela pandemia de coronavírus (Covid-19). A analista de negócios sênior do Sebrae Sorocaba, Malú Salem, conta que a alta procura motivou a criação de uma lista de espera. Assim, os empreendedores que não conseguiram fazer a inscrição até sexta-feira (29) podem mandar um e-mail para malunpsc@sebraesp.com.br. “Nós também vamos tentar encaixar os interessados em outras turmas pela região”, afirma. “As atividades são de graça e realizadas totalmente pela internet.” O presidente do PTS, Roberto Freitas, é quem fez a abertura oficial do projeto nesta segunda-feira (1º). Em seguida, os inscritos participaram do primeiro encontro, que teve como tema “Inovação em Vendas”. Nele foram apresentadas as possibilidades para digitalizar os canais de vendas. Para a sequência da semana, a programação ficou assim definida, sempre das 15h às 17h: Proteção de Caixa (terça-feira, 2 de junho), Soluções de Crédito (quarta-feira, 3 de junho), Negociação (quinta-feira, 4 de junho), Entendendo seus Direitos (sexta-feira, 5 de junho), Webinar: Dicas para a saúde do seu negócio (terça-feira, 9 de junho) e Webinar: Inovação e Novo Normal: como me preparar (quarta-feira, 10 de junho). Ainda conforme Malú Salem, o participante que tiver 75% de frequência nas atividades poderá pleitear o Empreenda Rápido, um programa de crédito com juros subsidiados voltado a produtores rurais, microempreendedores individuais e empresas de pequeno porte. O Enfrente & Inove conta também com os apoios da Associação Comercial de Sorocaba, Ciesp Sorocaba, Fundação Ubaldino do Amaral e Sindicato Rural de Sorocaba. Informações: (15) 3229-0275 ou 3416-6178.
Veja Mais

Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: