Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
Agrotech apresenta relatórios sobre turismo rural na região

Por: Gabriela Brandão - PTS


Agrotech apresenta relatórios sobre turismo rural na região

A Sessão Especial Turismo, promovida pela Agrotech, programa que faz parte do APL (Arranjo Produtivo Legal) Agro, aconteceu na segunda-feira, 30 de maio, no auditório do Núcleo ETC (Educação, Tecnologia e Cultura) da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos).  O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara, e o diretor-executivo da Inova, André Santos participaram do evento. 

 

O projeto piloto, que será desenvolvido na cidade de Araçoiaba da Serra, foi assinado na ocasião. Para Nelson Cancellara, o turismo é uma grande oportunidade de renda para os municípios, pois proporciona contato com a natureza e lazer. “Esse programa é apenas o primeiro, vamos transbordá-lo para outras cidades que possam trabalhar com a economia do Turismo”, afirma. 

 

A iniciativa, gerenciada pelo PTS, tem como objetivo melhorar a competitividade das propriedades rurais participantes. “Nós atuamos em oito municípios, temos quase 800 propriedades rurais que aderiram, e trabalhamos a partir de novas perspectivas de renda para o produtor rural”, declara Marimar Guidorzi, consultora de projetos do PTS e do Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0. Segundo ela, o turismo rural é uma dessas perspectivas.  

 

O encontro apresentou os relatórios da Fase 1 das análises realizadas sobre os municípios. “Durante 1 ano nós tivemos uma câmara temática de turismo, que fez toda análise desses 8 municípios em relação ao potencial e a oportunidade de qual seria o melhor desenho do turismo rural para nossa região”, finaliza.  

 

De acordo com o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT), divulgado pelo Ministério do Turismo, os ambientes rurais proporcionam uma série de atividades turísticas, o contato com a natureza e a vivência com a comunidade local são alguns exemplos. A Organização Mundial do Turismo (OMT), acredita que o turismo rural é uma tendência para este ano (2022), já que o setor foi muito afetado pela crise sanitária da Covid. 

 

Fotos: divulgação



Data: 08/06/2022



Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: