Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
Escolas de Sorocaba participam da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog)

Por: Gabriela Brandão - PTS


Escolas de Sorocaba participam da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog)

Alunos do ensino fundamental e médio lançaram foguetes de garrafa pet no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), durante o mês de maio. O lançamento fez parte da competição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Ao todo, sete instituições participaram da atividade.   

 

A Escola Estadual Professor Júlio Bierrenbach Lima, veio ao PTS na quinta-feira, 19 de maio. 34 alunos do 6º ao 9º ano e ensino médio lançaram seus foguetes. A professora Fabíola Leão conta que este ano o número de inscritos na competição foi muito alto.  “Tivemos um recorde de inscrição, fizemos oficinas dentro da escola, para que eles estivessem aqui hoje, individualmente preparados, a partir do que a gente ensinou sobre a montagem e construção”, explica.   

 

Já na sexta-feira, 20 de maio, estudantes da Escola Professor Roque Conceição Martins, realizaram o lançamento. Durante a confecção dos foguetes, cerca de 140 alunos participaram da atividade, destes, 30 foram selecionados e lançaram o projeto. “A ação é muito importante porque traz o aluno para desenvolver tarefas e se apropriar dessa cultura maker. Nós trabalhamos muito em cima dessa mão na massa, assim eles produzem o projeto e se apropriam do conhecimento através da produção”, afirma a professora e coordenadora Vanessa Verônica Vaz, que acompanhou as crianças até o Parque.  

 

A Mobfog é uma atividade prática, direcionada para alunos desde o 1º ano do ensino fundamental, até o último ano do ensino médio. Segundo o coordenador de comunicação do campeonato, Carlos Pinho, o objetivo da mostra é “fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa”.  

 

Alunos das escolas Uirapuru, Colégio Ser, Montesso, Salesiano Sorocaba e COC Santa Rosália também vieram ao PTS para o lançamento.  

 

O resultado da competição sairá no dia 30 de junho. Para mais informações, acesse:  http://www.oba.org.br/site/.  

 

Fotos: Giulia Camargo e Gabriela Brandão  



Data: 27/05/2022



Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: