Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
Ônibus itinerante do PTS vai levar conhecimento em tecnologia para estudantes da rede municipal


Ônibus itinerante do PTS vai levar conhecimento  em tecnologia para estudantes da rede municipal

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) deu mais um passo para firmar seu compromisso com a educação e a ciência. Na manhã desta segunda-feira (8), entregou o ônibus “PTS na Escola”. O veículo vai percorrer as escolas municipais para atender aos alunos do 9º ano das unidades com ensino fundamental anos finais.

 

O presidente do Parque Tecnológico, Nelson Tadeu Cancellara, explica que o objetivo do “PTS na Escola” é dar às crianças, por meio da sala de aula itinerante, uma visão de futuro, além de ser o elo do maior centro de tecnologia e inovação da Região Metropolitana de Sorocaba com os estudantes.

 

Ele acrescenta que outra finalidade é mostrar aos alunos as profissões mais promissoras das próximas décadas. “O mundo terá cerca de 15 milhões de vagas para profissionais de tecnologia da informação, a TI, nos próximos dez anos”, revela. “Assim, se não plantarmos a semente da tecnologia nas novas gerações, não teremos pessoas suficientes para desenvolver alternativas inteligentes para a sociedade.”

 

Com planejamento elaborado pela Secretaria de Educação de Sorocaba, o ônibus do “PTS na Escola” vai ficar dez dias em cada unidade de ensino. Serão contempladas pela iniciativa as escolas municipais Achilles de Almeida; Flávio de Souza; Getúlio Vargas; Leonor Pinto Thomaz e Matheus Maylasky. As atividades devem ter início ainda neste mês. Os alunos que se destacarem terão a oportunidade de seguir o desenvolvimento no próprio Parque Tecnológico.

 

O ônibus será uma extensão do Fab Lab, reinaugurado também na manhã desta segunda-feira (8), e vai trabalhar projetos como a cultura maker (faça você mesmo), atividades de lógica, ciência e robótica. Um dos professores é o diretor da PiCode Education, startup residente no PTS e que tem como foco a educação, Lucas Piovani.

 

O empreendedor conta que os alunos de cada turma terão 15 aulas, que irão do zero à construção de um robô. “Essas atividades vão proporcionar conhecimento e, pela minha experiência neste tipo de projeto, o grande ganho que temos é o olhar dos alunos que descobrem ali uma nova possibilidade de futuro”, ressalta.

 

O “PTS na Escola” conta com as parcerias do BRT Sorocaba, Cittamobi, Fatec Sorocaba, Grupo CPS, Inova Sorocaba, Picode Education e Uniq, além da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação e do Parque Tecnológico.

 

O Fab Lab

Por sua vez, o Fab Lab é um espaço criado para oferecer cursos de inovação e de tecnologia, como montagem de drones, operação de impressora 3D e arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única). “Ao reinaugurar este laboratório, o Parque Tecnológico de Sorocaba reafirma o seu compromisso de criar oportunidades para que mais pessoas conheçam a ciência e possam vislumbrar uma futura carreira”, comenta Nelson Cancellara.

 

Presente na solenidade, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, enfatiza que o anúncio do “PTS nas Escolas” e a reinauguração do Fab Lab fazem parte de mais uma das ações em benefício da área de educação. “Investir em tecnologia e inovação para as nossas crianças é o caminho para um futuro cada vez melhor para a cidade”, destaca.

 

Também estiveram presentes na solenidade desta segunda-feira (8), o secretários municipais Fausto Bossolo (Administração); Fernanda Burattini (Comunicação); Marcio Carrara (Educação) e Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), bem como o chefe de Gabinete do Executivo, André Moron; a deputada estadual, Maria Lúcia Amary; o vereador Cristiano Passos; o diretor da Fatec, Luiz Carlos Rosa; o representante da BRT Sorocaba, Gustavo Barata e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Schaeffler América do Sul, Claudio Castro.



Data: 08/11/2021




Compartilhar:

Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: