Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
Parque Tecnológico de Sorocaba realiza encontro com municípios do APL Agro

Por: Giulia Camargo


Parque Tecnológico de Sorocaba realiza encontro com municípios do APL Agro

No dia 20 de julho aconteceu no Parque Tecnológico de Sorocaba o encontro dos oito municípios que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) Agro, representantes do setor público, privado, da sociedade civil organizada, do Instituto de Ensino e Pesquisa e do Sindicato Rural, cujo motivo foi criar o planejamento do APL Agro para o próximo ano.

 

“A gente avalia o último exercício que foi planejado e os indicadores de resultado, e hoje nós já definimos as ações estruturantes para o próximo exercício”, afirma Marimar Guidorzi, consultora do Parque Tecnológico e do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0. “Então hoje é um dia muito importante, pois validamos tudo que vai ser feito no próximo exercício, que inclusive é uma exigência metodológica do Estado de São Paulo, que os APLS tenham um planejamento estratégico, composto por representatividade de todo o público pertencente a ele”, completa ela.

 

O APL vem trazendo múltiplos benefícios para os municípios participantes, como é o caso de Piedade (SP), como relata Alexandre Rodrigues, produtor local da cidade. Ele conta que fazem parte do programa desde o início. “A gente vem evoluindo. Conseguimos associações com universidades e o Instituto Biológico, e através do APL conseguimos algumas com o Sebrae. Estamos tentando ver se conseguimos fortalecer para conseguir melhorar ainda mais a produção e voltar a ser uma base leiteira na nossa região”, relata o produtor.

 

Marcio Wada, engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Piedade, conta que tem desenvolvido vários programas junto ao APL, o qual estão juntos desde 2019, e relata que apesar das dificuldades nos dois anos de pandemia, muitas capacitações on-line foram feitas, o que trouxe diversos benefícios aos produtores em vários seguimentos. “Hoje nós vemos que estarmos juntos é um desenvolvimento para o município, unindo forças para conseguir esses novos parceiros que o APL tem conseguido juntar, que dessa maneira poderá ajudar o produtor a produzir e vender melhor”, afirma. “O APL também tem servido como um link entre produtor e parceiros, coisa que anteriormente eles não teriam acesso. Então acho que o maior benefício é esse”, conclui o engenheiro.

 

“Se avaliou tudo que foi feito até agora, se os objetivos foram alcançados e foram projetadas as próximas ações. Isso é muito importante para que possamos dar governança para esse APL, importante para os municípios que participam e que apoiam essa iniciativa, e indiscutivelmente é importante para esses produtores, que de alguma forma estão sendo beneficiados e vão se beneficiar ainda mais com o andamento dos trabalhos, que é o objetivo desses APLs”, afirma Nelson Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba.

 

O programa Arranjo Produtivo Local é reconhecido pelo Governo do Estado, com isso as empresas integrantes têm uma série de vantagens, como a participação em editais específicos de fomento ao setor do qual fazem parte. O programa permite a concentração de várias empresas do mesmo segmento em um determinado lugar, sob a gestão de parceiros comuns.

 

Fotos: Gabriela Brandão



Data: 26/07/2022



Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: