Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
Parque Tecnológico participa da Semana de Inovação de Ilhéus e assina termo de cooperação com instituição de pesquisa em tecnologia para instalação em Sorocaba

Por: Rose Campos - Secom


Parque Tecnológico participa da Semana de Inovação de Ilhéus e assina termo de cooperação com instituição de pesquisa em tecnologia para instalação em Sorocaba

Em resposta ao convite recebido para participar da Semana de Inovação de Ilhéus, na Bahia, o município de Sorocaba e o Parque Tecnológico (PTS) foram representados no evento, nesta quinta-feira (26), pelo presidente do PTS, Nelson Cancellara.


Ele esteve acompanhado do diretor da Inova Sorocaba, André Santos e, em meio aos vários importantes contatos realizados, estavam a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Mara Souza, o diretor-executivo do Cepedi – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus, José Alfredo, e o diretor de Inovação, Marcus Souza, entre outras autoridades do ecossistema de inovação do Brasil.


Nessa oportunidade, também foi possível visitar a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde a equipe do PTS foi recebida pelo reitor, Alessandro Fernandes de Santana, e pelo vice-reitor, Mauricio Moreau, e pôde conhecer as instalações do Parque Cientifico e Tecnológico do Sul da Bahia, instalado na UESC e que tem como diretor-executivo, Cristiano Vilella.


“Durante a visita, pudermos mostrar uma apresentação da cidade de Sorocaba e também falar sobre os atuais desafios e sobre aspectos da governança do Parque Tecnológico de Sorocaba”, descreve Cancellara.


Outro momento importante do roteiro da viagem foi a assinatura do Termo de Cooperação Mútua com o Cepedi, que envolve a instalação, no PTS, de uma frente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dessa entidade nos próximos 60 dias. “Aqui, o Cepedi irá desenvolver trabalhos ligados à IoT e também a sistemas de gestão para atendimento de desafios e necessidades do mercado”, ele completa.


Esse convênio também apoiará o PTS no desenvolvimento de plataforma de gestão aberta e desenvolverá cursos rápidos para capacitação de técnicos na área de TI (Tecnologia da Informação).


No dia anterior, ainda foi possível visitar a sede da empresa Daten, *que está entre os maiores produtores de equipamentos de informática do Brasil*. Instalada em uma área de 25.000 m², conta com mais de 600 funcionários. A comitiva do PTS foi recebida, nessa ocasião, pelo diretor da empresa, Silvio Comin.


Em companhia da secretária de Tecnologia e Inovação da Bahia, Mara Souza, de diretores da Cepedi e do diretor da Inova Sorocaba, André Santos, a visita à empresa deixou clara a potencialidade do País também nesse campo. “Ilhéus é conhecida como a terra do cacau, mas também é muito forte em tecnologia”, comparou o presidente do PTS.

Fotos: Divulgação



Data: 27/05/2022



Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: