Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
Programa "Rompendo Barreiras" auxilia empresas da região com exportação

Por: Giulia Camargo


Programa

No último dia 25, aconteceu no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a abertura do Programa Rompendo Barreiras, uma atividade voltada aos empresários da cidade e região que desejam ampliar ou iniciar ações junto ao mercado global.

 

Fruto da parceria entre a Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp Sorocaba), a Athon Ensino Superior e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o PTS promove o evento com o objetivo de aproximar empresas de diversas áreas com a adesão aos APL’S (Arranjos Produtivos Locais). Para isso, oferece ferramentas que aprimoram e buscam a melhor maneira de atuar na competitividade, abrangendo o mercado global.

 

Marimar Guidorzi, consultora do Parque Tecnológico de Sorocaba, afirma que o programa nasceu a partir da necessidade de as empresas serem hoje, mais competitivas no mercado frente ao novo cenário.

“Quando o empresário passa por essas oficinas e oportunidades para essa troca de informação, ele fica mais preparado para o mercado interno também, então não é necessariamente para quem quer exportar, mas é necessariamente para quem quer melhorar sua competitividade frente ao mercado nacional e internacional”, afirma.

 

Giuliano Gueratto, gerente jurídico e administrativo da Inova Sorocaba, afirma que esse é um grande momento para todos do Parque Tecnológico.

“Conseguimos unir todo mundo aqui, trocar experiências pra ter uma capacitação, e o mais importante, ajudar as empresas a exportarem e terem uma oportunidade no mercado, principalmente agora que Sorocaba teve um alto índice de exportação”, declara o gerente.

 

“Esse é um evento de importância, que vem para buscar efetividade da capacitação, da informação e da oportunidade de negócios para pequenas e médias empresas que querem se inserir nesse mercado global, não se tratando apenas de exportação, mas de repente se relacionar com um estado vizinho. Então o programa foi desenvolvido a várias mãos para que a empresa possa passar por essa habilitação, formação de visão de mercado e que possa se relacionar com outras empresas”, informa Eva Paulino, gerente do Ciesp Sorocaba.

 

Pensando na importância da reabertura do mercado pós pandemia, projetos estão sendo preparados com os parceiros para essa área.

“Sabemos como é importante expandir o mercado, e pensando nisso, estamos lançando junto com os parceiros, uma série de workshops para que empreendedores da indústria e do comércio possam se preparar para abrir mercado internacional”, conta o gerente do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins.

 

O projeto possui diversos parceiros, sendo um deles Ângelo Pêpe Agulha, coordenador da Athon. Ele explica que a ideia de participar surgiu de uma inspiração, por terem participado de um programa similar anteriormente, e diante dessa oportunidade, não poderiam ficar de fora.

“Tivemos a oportunidade de contatar e visitar em torno de 500 empresários, nos quais pelo menos 50 deles já tem nas exportações uma boa parte na sua carteira de vendas, desmistificada por conta dessa ideia de que exportar é difícil e inacessível para pequenos e médios empreendedores. Quando o Sebrae traz um programa como esse, direcionado a preparar um grupo de 30 empresas inscritas durante três a quatro meses, nós não poderíamos deixar de estar presente nesse projeto”. 

 

Já Jefferson Lunardon Ruiz, diretor da Associação Comercial de Sorocaba, que esteve na abertura do programa, representando o presidente da associação, Hygor Duarte, essa ação será ótima para a região de Sorocaba e ressalta a importância que se dará no âmbito de importação e exportação.

“Foi falado muito sobre empreendedorismo da questão fundamental das empresas que são essa parte de importação e exportação e que pode ajudar muito no crescimento das empresas, e nós da Associação Comercial”.

 

O programa segue até agosto de 2022 com várias ações, como diagnósticos e consultorias para empresas do APL, Workshops e Rodada de Negócios do Ciesp Sorocaba, em diversas localidades. Os participantes podem se inscrever para todas as ações ou apenas as que desejarem.

 

Inscrições em:  https://forms.office.com/r/Vrk5AB4N49

 

Programação

Junho

Programa de capacitação

(limite 30 vagas – limitado às MPEs - gratuito)

Abertura do Programa – Oficina de internacionalização

08/06 – 08h30 às 12h30

Local: Sebrae

Será apresentado com mais detalhes o conteúdo do programa, e teremos um workshop de internacionalização, apresentado pelo consultor especialista do Sebrae Gilberto Campião

 

Workshop Procedimentos de Exportação

14 e 15/06 – 08h30 às 12h30

Local: Sebrae

Contribuir para a construção de conhecimentos relativos aos procedimentos relativos aos processos que envolvem as atividades de exportação. Conteúdo:
1) Comércio exterior brasileiro;
2) Formação de preço de exportação;
3) Despacho aduaneiro na exportação;
4) Registro de exportadores na Secretaria da Receita Federal (SRF);
5) Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e Sistema Harmonizado (SH).

 

Workshop Siscomex – Registro, acompanhamento e controle

21 e 22/06 – 08h30 às 12h30

Local: Sebrae

Contribuir para a construção de conhecimentos relativos ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) utilizado nas operações de importação e exportação. Conteúdo:
1) Instruções normativas da Receita Federal;
2) Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex);
3) Termos Internacionais de Comércio (Incoterms - International Commercial Terms) na exportação;
4) Proforma Invoice.

 

Julho

Apresentação de solução - B2Brazil

13/07 – 08h30 às 10h30

Local: Sebrae

(sem limite de faturamento e/ou participação na Oficina - gratuito).

A B2Brazil é o maior portal de negócios da América Latina, e tem como objetivo conectar empresas importadoras e exportadoras do mundo inteiro para fazer negócios.

 

 Apresentação de solução – SPExport

20/07 – 08h30 às 10h30

Local: CIESP

(sem limite de faturamento e/ou participação na Oficina - gratuito).

A InvestSP – Agência Paulista de Promoção de investimentos e Competitividade possui um departamento especializado em comércio exterior, o SPExport – Programa Paulista de Apoio as Exportações. Esta ação apresentará todo Know how e suporte que agência concede para empresas paulistas, e também iremos convidar outros parceiros para a possibilidade de financiamento.

 

Agosto

Workshop de Pitch – Preparação para Rodada de Negócios

11/08 – 14h00 às 15h00

Local: Athon

(sem limite de faturamento e/ou participação na Oficina - gratuito).

Esse evento tem como objetivo preparar as empresas sobre como desenvolver um discurso persuasivo e assertivo para vender seus produtos.

 

Rodada de Negócios – Encerramento do programa

25/08 – 13h00 às 18h00

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – PTS

(sem limite de faturamento e/ou participação na Oficina – c/ investimento).

A rodada de negócios tem o objetivo de gerar negócios para as empresas participantes, o encontro contará com a presença de trades de comércio exterior e das Câmaras de comércio.

É a forma pela quais empresas compradoras e empresas vendedoras estabelecem contatos visando à geração de negócios, onde as vendedoras apresentam suas ofertas para suprir as demandas das compradoras.

Objetivos:

- Reunir empresas de diversos segmentos e portes para criar novas oportunidades de negócios exclusivos, aproximando-as fortalecendo o associativismo;

- Proporcionar a aproximação de grandes e médias empresas, com as pequenas e micro empresas associadas do CIESP, visando o desenvolvimento de novos negócios;

- Para essa edição, a ser realizada no encerramento do programa e comemorativa ao aniversário de Sorocaba, terá a participação de Trade Companies e Câmaras de Comércio;

- Valor de inscrição:

Associadas CIESP e vinculadas aos parceiros do programa: R$ 350,00

Não associadas: R$ 700,00

Obs.: A ação é independente e opcional às empresas participantes da Oficina de Internacionalização

 

Fotos: Larissa Vasconcelos 



Data: 25/05/2022



Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: