Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
Startup desenvolve equipamento para esterilizar leitos hospitalares


Startup desenvolve equipamento para esterilizar leitos hospitalares

Para ajudar no combate ao coronavírus (Covid-19), a SensaIOTech, startup voltada ao segmento de agricultura que está instalada no PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) há um ano e meio, desenvolveu um equipamento de esterilização de leitos hospitalares.

O CEO da empresa, João Henrique Lopes, explica que o equipamento se utiliza de inteligência artificial e se desloca nos leitos, de maneira autônoma, para realizar o processo de esterilização com luz ultravioleta. Além disso, possui sensores que monitoram e indicam possíveis zonas de risco de contaminação no ambiente das unidades de saúde. “Basicamente é um robô que sai pelos leitos, faz a esterilização e mostra os setores que podem estar contaminados”, detalha.

Ele acrescenta que o projeto não faz parte do ramo de atividades da SensaIOTech – voltada à economia de insumos e ao aumento da produtividade agrícola. No entanto, observou que a tecnologia já utilizada pela empresa pode ser empregada no equipamento.

Para que a solução saia do papel, João Henrique busca subsídios junto a órgãos municipal, estadual e federal. Outra opção seria o recurso não reembolsável, que não exige retorno monetário e pode vir em forma de dinheiro, auxílio para a contratação de profissionais, consultorias, dentre outras maneiras.

O Parque Tecnológico de Sorocaba, por sua vez, colabora oferecendo mentoria, workshops, network e a divulgação dos produtos e dos equipamentos desenvolvidos pela startup. “O PTS está ao nosso lado neste projeto de combate e controle à Covid-19”, afirma João Henrique.

Conforme o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, mesmo com as atividades do local interrompidas por conta da pandemia de coronavírus, as startups ali instaladas trabalham, de forma constante, na busca de soluções para o combate à doença. “A ferramenta em desenvolvimento pela SensaIOTech é um dos inúmeros exemplos que temos aqui no PTS”, ressalta. “Isso só mostra que estamos trabalhando pelo mesmo objetivo: sair desta crise o mais rápido possível.” 



Data: 16/04/2020



Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: