Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
UniQ desenvolve sistemas para o BRT de Sorocaba

Por: Gabriela Brandão - PTS


UniQ desenvolve sistemas para o BRT de Sorocaba

A UniQ, empresa localizada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), é responsável pelo desenvolvimento dos programas que gerenciam os sistemas usados no BRT (Bus Rapid Transit – Transporte rápido por ônibus), do município.  

 

A organização promove autonomia e praticidade para o transporte urbano, com soluções inovadoras que são capazes de enfrentar desafios e fornecer melhorias para a mobilidade.    

 

Para o funcionamento do BRT na cidade, a instituição opera duas ferramentas:  UniQ Hub – recurso que une as informações de outros sistemas em apenas uma tela, dessa forma a gestão operacional funciona com maior agilidade e precisão. Hub Contract - método que padroniza e administra contratos operacionais, além de analisar e acompanhar a performance total da empresa.  

 

Além dessas ferramentas para o BRT, a UniQ também presta serviços para a MobiBrasil e Sambaíba. 

 

Esses dispositivos beneficiam os serviços de tecnologia da informação e consequentemente o transporte público. “A UniQ tem um compromisso 360 graus. Ou seja, com os nossos clientes, com a comunidade e com o futuro, promovendo - através da tecnologia - a constante evolução da mobilidade urbana de forma sustentável”, afirma Fernando Cesar, CEO da organização. 

 

Em 2020 as linhas do BRT chegaram em Sorocaba, atualmente 73 veículos estão em circulação, sendo que 41 contemplam o Corredor Itavuvu - Terminal Vitória Régia e 32 o Corredor Ipanema - Terminal São Bento. O empreendimento serve como inspiração para outras cidades, especialmente para Goiânia. Rogério Cruz, o prefeito do município, visitou o Centro de Controle de Operações (CCO) do BRT neste ano, no dia 14 de abril. 

 

Segundo a assessoria de imprensa do BRT, o sistema vai muito além de ônibus que circulam em vias exclusivas, a operação é também uma rede de dados, gerenciada pelas soluções da UniQ, que atuam no interior dos veículos, estações e terminais. O sistema permite que os passageiros façam viagens mais rápidas, com segurança e previsibilidade.  

 

Foto: divulgação



Data: 08/06/2022



Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: