O Parque

O Parque Tecnológico de Sorocaba tem como objetivo disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável no Município de Sorocaba e região por meio da articulação entre o poder público, IES (Instituições de Ensino Superior) e o setor empresarial/indústrias, acelerando a transformação do conhecimento em riqueza.

O Parque é um espaço para que empresas, universidades e institutos instalem laboratórios de pesquisa para desenvolverem novos produtos ou serviços, gerando melhorias na qualidade de vida da população.

As instalações estão em uma área de 1,8 milhões de m2, estrategicamente organizada em espaços para criação de empresas inovadoras (incubadora), desenvolvimento de atividades de P,D&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação), projetos com as instituições de ensino superior e área estratégica para futuros projetos.

Núcleo

O projeto do Núcleo do Parque Tecnológico de Sorocaba possui hoje 12.000 m2 e terá 18.000 m2 na segunda fase. O Núcleo abriga a estrutura de gestão e administração do Parque, a incubadora tecnológica, laboratórios de universidades e empresas, o Centro de Convenções (2 auditórios de 100 lugares, 1 auditório de 500 lugares e hall para exposições) e a Área de Convivência com espaço para restaurante.

Parque Tecnológico de Sorocaba

Inovação que inspira novos negócios.

O que faz um parque tecnológico?

  • Desenvolvimento do planejamento e gestão de clusters de empresas de base tecnológica
  • Desenvolvimento de atividades de incubação de empresas com o intuito de auxiliar os empreendedores a criar e implementar negócios, impactando de forma importante o desenvolvimento local/regional;
  • Criação de um ambiente favorável para as empresas residentes, facilitando a aproximação com as IES/ICT aumentando as oportunidades de acesso à inovação, recrutamento de pessoal especializado e aquisição de tecnologia;
  • Estabelecimento de um ambiente favorável à criação de novos modelos para atração de investimentos em tecnologia.

Principais Áreas de Atuação

Automobilístico

Desenvolvimento e melhoria da eficiência, produtividade e qualidade da produção automotiva, incluindo autopeças e montadoras.

Energias renováveis

Diversificar a matriz energética buscando fontes limpas e renováveis como energia solar, eólica, biomassa e hidráulica.

Biomateriais

Processos de deformação plástica, soldadura, fundição, usinagem, propriedade dos materiais e fenômenos de resistência.

Smart Citys

Tecnologias integradas de automação e comunicação de processos e negócios, indústria de softwares e hardware.

Economia Criativa

Automação, Componentes e Equipamentos Industriais; Material de instalação Elétrica; Telecomunicações; Sistemas Eletroeletrônicos.

A Missão do Parque Tecnológico

missao

Missão

Ser um Parque Tecnológico de classe mundial, vetor para o desenvolvimento sustentável na região sudoeste paulista, e uma referência na cooperação universidade-centro de pesquisa-empresa-governo.

visao

Visão

Prover e gerir um ambiente de excelência para o desenvolvimento da C&T, estimular a cultura da inovação e a sinergia entre instituições de ensino e pesquisa, empresas, governos e entidades de fomento e investimento.

valores

Valores

O PTS tem compromisso com: Inovação; Sinergia; Sustentabilidade; Empreendedorismo; Compromisso socioambiental; Eficiência; Visibilidade; Reconhecimento; Criatividade.

Governança

A EMPTS - Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba é a empresa pública gestora do Parque, responsável pela gestão estratégica e imobiliária.

A INOVA Sorocaba (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba) é uma OS (Organização Social) responsável pela gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de ser responsável pelo programa de incubação de empresas de base tecnológica no Parque Tecnológico de Sorocaba.

Organograma

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) é um ambiente criado para atrair e acomodar empresas intensivas em tecnologia, instituições de ensino e pesquisa, assim como empresas de consultoria ou organizações, públicas e/ou privadas, que possam oferecer serviços de apoio técnico e de mercado. Desta forma, o PTS facilitará, às partes interessadas, o acesso ao conhecimento bem como ao mercado, pela aproximação com possíveis desenvolvimentos e inovação tecnológica assim como oportunidades comerciais, em nível nacional e internacional.Desta forma, o PTS facilitará, às partes interessadas.

Nossa Equipe

Perguntas Frequentes

  • Como faço para conhecer o Parque Tecnológico de Sorocaba?
    • Envie um e-mail para [email protected] informando seu nome e objetivo da visita para que a pessoa adequada possa atendê-lo.

  • Quais as áreas de pesquisa que mais se destacam no Parque Tecnológico de Sorocaba?
    • O PTS está aberto para todas as áreas de pesquisa, mas possui como foco: metalmecânica, eletroeletrônica, automotiva, energias limpas e TIC (tecnologia da informação e comunicação)

  • Como faço para me instalar no Parque?
    • Você deve responder o Chamamento Público Nº004/2012 (Aditamento) (link do arquivo). Caso possua alguma dúvida, por favor, envie um e-mail para [email protected]

  • O que é a incubadora de empresas do PTS?
    • A Incubadora de Empresas estimula o empreendedorismo e fortalece as empresas em seus primeiros anos de existência, dando assessoria em diversas áreas para ampliar as possibilidades de sucesso dessas empresas. O PTS possui uma Incubadora de Base Tecnológica, tendo empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas e nos quais a tecnologia representa alto valor agregado.

      A Incubadora do PTS é gerida pela INOVA Sorocaba – www.inovasorocaba.org.br

  • Quais são os benefícios para a sociedade?
    • Estamos criando novos postos de trabalho – diretos e indiretos – mais qualificação profissional, oportunidades de estágio e primeiro emprego.

      Os investimentos em ciência e tecnologia atrairão novos negócios para a região, que será uma fonte de tecnologia e conhecimento, onde as empresas terão oportunidades de transformarem pesquisas em produtos finais que também trarão benefícios para a sociedade.